Visibilidade para a Mostra de Cinema e Direitos Humanos nas 27 capitais do País

Desafio

Em 2013 e 2014, a Divulga Ação assumiu a assessoria de imprensa da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América e Hemisfério Sul com o compromisso de divulgar o evento nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense, o grande desafio era, em apenas um mês, conquistar espaços nos principais veículos de imprensa, de todas as capitais do Brasil, divulgando a ampla programação, composta por cerca de 40 filmes de qualidade técnica e bom conteúdo, mas que não faziam parte do circuito comercial do cinema.

Estratégia

Para repercutir a Mostra em todas as capitais do país, em tão pouco tempo, a Divulga Ação colocou seus escritórios no Rio de Janeiro e Fortaleza para trabalhar boa parte das capitais e acionou a rede parceira de assessorias de imprensa em São Paulo e Brasília. Cada uma assumiu outras capitais por proximidade ou afinidade, mas todas trabalharam em total sintonia e sob a coordenação geral da Divulga Ação. O monitoramento foi nacional para que, ao final do trabalho, fosse gerado um único relatório padrão quantitativo e com valoração.

Resultados

Durante as duas edições, a Mostra ganhou repercussão nacional ocupando espaços nos principais veículos de comunicação de todo o País. Em 2013, durante um mês foram registradas a conquista de 668 inserções nos principais veículos impressos, online e eletrônicos (rádio e televisão). Em 2014, o número aumentou para 957 inserções, também nos principais veículos de imprensa de cada capital, entre eles, os veículos impressos O Globo, Estadão, a revista Veja, além do telejornalismo da TV Brasil, TV Globo e outras. A mostra também teve repercussão nos principais portais, entrevistas com porta-vozes em programas de rádio como a CBN e no programa cultural Metrópolis, da TV Cultura.