O CANAL DIGITAL CEVIRANDO REPERCUTE O TRABALHO DOS ARTISTAS DA MÚSICA DO CEARÁ DURANTE A PANDEMIA

Desafio

Assim que iniciou a pandemia do novo coronavírus, a classe artística musical foi a primeira a parar suas atividades. Sem as apresentações presenciais, os músicos tiveram que buscar novas saídas financeiras. Alguns migraram para as plataformas digitais fazendo lives para arrecadar contribuições, enquanto outros conseguiram recorrer a projetos com recursos públicos e privados. Mas muitos estavam sem espaços para se apresentar e o que se pôde perceber é que, mesmo diante de tantas adversidades, a classe musical continuou criando, compondo conteúdos de qualidade.

 

Estratégia

Ao perceber o cenário criativo e efervescente da música do Ceará, a Divulga Ação criou no Instagram o perfil CE Virando para dar visibilidade aos trabalhos dos artistas durante a pandemia, além de inspirar, estimular a troca de ideias e ser vitrine para o mercado da música. Considerada a mídia mais utilizada com 1,5 bilhão de usuários espalhados por 180 países, o perfil do Instagram destaca o artista em primeiro plano no feed, num álbum seguido por vídeos e/ou fotos, com textos de qualidade citando as novidades e a trajetória de cada um. Os stories replicam o feed e divulgam outros artistas e eventos.

Para que a música do Ceará chegasse mais longe e fosse acessada por mais pessoas, a equipe digital da Divulga Ação criou uma playlist do CE Virando nas plataformas de streaming: Deezer, Spotify e Youtube. O lançamento ocorreu numa live e o projeto foi divulgado na mídia digital cearense. O acesso a todas as plataformas também foi facilitado num único link na bio do Instagram, através da ferramenta Linktree. A acessibilidade também foi pensada para que as pessoas com deficiência visual pudessem ter acesso ao conteúdo visual com a hashtag “PraCegoVer”. O CE Virando tem ainda um site institucional cevirando.com.br que oferece informações e links de acesso às plataformas digitais.

 

Resultados

O perfil CE Virando construiu uma ótima reputação na cena musical do Ceará, com grande engajamento dos artistas e dos seguidores, que aumenta todos os dias. A cada post, seja de artistas renomados como Ednardo ou da cena local, muitos curtem, compartilham e comentam. O projeto construiu um processo de troca entre os músicos e um desejo de fazer parte desse canal. O CE Virando alcançou quase 400 seguidores em pouco mais de três meses, num crescimento orgânico formado por um público altamente qualificado de jornalistas, produtores, músicos, influenciadores da cultura regional e nacional. No lançamento, o projeto conquistou 19 espaços junto à imprensa cearense.