Foto: Leo Aversa

Matheus Nachtergaele retorna ao palco com a peça Processo De Conscerto Do Desejo

Em uma homenagem à mãe, a poetisa Maria Cecília Nachtergaele, o ator incorpora o ‘eu lírico’ dela em espetáculo emocionante

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 18 a 21 e de 25 a 28 de maio de 2017, a peça Processo de Conscerto do Desejo. O espetáculo é uma homenagem que o ator Matheus Nachtergaele faz à mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que faleceu em 1968. No palco, ele recita os textos da poetisa acompanhado do músico Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann.

A peça teve sua primeira apresentação em julho de 2015, quando Matheus e Luã Belik apresentaram, no Festival de Teatro de Ouro Preto e Mariana, um recital com músicas que compuseram juntos, acompanhados dos poemas de autoria da mãe poetisa, além das canções por ela adoradas.

Nesta segunda etapa do processo, Matheus passa a dizer os textos de Maria Cecília em primeira pessoa, numa operação delicada de possessão e homenagem. Há um ano na estrada, a peça já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Curitiba, Brasília, Paraty, Uberlândia, Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, entre outras.

A construção desse espetáculo, segundo o ator (e diretor), acontecerá diante do público: ”Preciso das pessoas como observadores emocionados. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um horário alternativo, um ator, um violão, lindos poemas e a canção. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana”.

 

Processo de Conscerto do Desejo | Por Matheus Nachtergaele

 

Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quantos ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente. A palavra desejo, em filosofia, seria a tensão em direção a um fim de onde se espera satisfação. Tradicionalmente, o desejo pressupõe carência, ou alguma forma de indigência: um ser que não carecesse de nada, não desejaria nada. Seria um ser perfeito, um Deus. Por isso a filosofia, tantas vezes, considera o desejo como característica primeira do ser imperfeito, do ser finito.

Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto. Explico: minha Mãe, a poeta Maria Cecília Nachtergaele, faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela, me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito. Em Processo de Conscerto do Desejo, acompanhado pelo jovem violonista Luã Belik, direi finalmente os poemas que guardei nos olhos e na alma como única herança dela. O espetáculo é simples assim: um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. Um violão (não por acaso, pois Maria Cecília amava os violões) o acompanha. É só isso, se isso for pouco.

Sobre Matheus Nachtergaele: Matheus Nachtergaele é um ator e diretor brasileiro com intensa atuação no teatro, cinema e televisão. Iniciou sua carreira teatral com o cultuado diretor paulista Antunes Filho, em 1989. No ano seguinte, ingressou na Escola de Arte Dramática (USP-SP), e logo estreou nos palcos profissionalmente.

Com o Teatro da Vertigem o grupo, fundado em 1992 e dirigido por Antônio Araújo, protagonizou os espetáculos ‘Paraíso Perdido’ e ‘O Livro de Jó’, recebendo por estas atuações prêmios de melhor ator, entre eles os prêmios Shell, Mambembe e APCA. Em seguida, atuou nos espetáculos Da Gaivota, Woyzzeck e A Controvérsia, todos premiados e bem recebidos pelo público e pela crítica especializada.

Nos cinemas, estreou sob a direção de Bruno Barreto, em 1997, com o filme O que é isso, Companheiro?. Desde então, Matheus atuou em cerca de trinta filmes de longa-metragem, como Central do Brasil e O Primeiro Dia, de Walter Salles Jr; O Auto da Compadecida e O Bem Amado, de Guel Arraes; Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; e Amarelo manga, Baixio das Bestas e Febre do Rato, de Claudio Assis. Por estes e outros trabalhos recebeu inúmeros prêmios como ator, incluindo APCAs, dois Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e outros muitos em Festivais de Cinema, como o Cine PE, Cine Ceará, e Festival do Rio.

Fez sua estreia cinematográfica em 2008 como roteirista e diretor do longa-metragem A Festa da Menina Morta‘, exibido na mostra ‘Un Certain Règard’, na Seleção Oficial do Festival de Cannes. O filme recebeu diversos prêmios em várias categorias em festivais de cinema no Brasil e no exterior. E no conceituado Festival de Chicago, no Festival de Cinema de Gramado e no Festival do Rio, Matheus Nachtergaele recebeu o prêmio de Melhor Diretor.

Na televisão atua continuamente em produções da Rede Globo. Nesta seara, destacam-se trabalhos como Hilda Furacão, Os Maias, Decamerão, Ó Paí, ó!, Da Cor do Pecado, América, Cordel Encantado e no remake de Saramandaia, estrelando como o Seu Encolheu.

 

Ficha Técnica

Textos: Maria Cecília Nachtergaele

Direção e Interpretação: Matheus Nachtergaele

Violão: Luã Belik                    

Violino: Henrique Rohrmann

Coordenação Geral de Produção: Miriam Juvino

Direção de Produção: Jéssica Santiago e Rafael Faustini

Produção Executiva: Jéssica Santiago e Rafael Faustini

Corpo: Natasha Mesquita

Voz: Célio Rentroya

Iluminação: Orlando Schinder

Contra Regra: Cedelir Martinusso

Artes Visuais: Cláudio Portugal e Karina Abicalil

Manutenção de Artes Visuais: Thamires Trianon

Realização: 9MESES Produções e Faustini Produções

 

Serviço:

Teatro: Processo de Conscerto do Desejo

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 18 a 21 e 25 a 28 de maio de 2017

Horários: quinta a sábado, às 20h | domingo, às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Vendas para as sessões de 18 a 21: a partir do dia 17/05

Vendas para as sessões de 25 a 28: a partir de 24/05

Horário da bilheteria: 10h às 20h

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Serviço de manobrista gratuito no local 

 

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Em uma homenagem à mãe, a poetisa Maria Cecília Nachtergaele, o ator incorpora o ‘eu lírico’ dela em espetáculo emocionante A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 18 a 21 e de 25 a 28 de maio de 2017, a peça Processo de Conscerto do Desejo. O espetáculo é uma homenagem que o ator Matheus Nachtergaele faz à mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que faleceu em 1968. No palco, ele recita os textos da poetisa acompanhado do músico Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann. A peça teve sua primeira apresentação em julho de 2015, quando Matheus e Luã Belik apresentaram, no…

Visão geral da Avaliação

Avaliação do Usuário: Seja o primeiro a avaliar!
x

Confira outros releases

Funcionamento das lojas Extra e Pão de Açúcar no feriado da Proclamação da República (15/11)

Fortaleza, novembro de 2017 – As 13 lojas Pão de ...

Festival automotivo do Extra oferece descontos especiais para itens do segmento

Fortaleza, novembro de 2017 – Considerado o maior vendedor de ...

Extra e Pão de Açúcar apostam em crescimento de vendas de bebidas para as comemorações do final do ano

Redes incrementam as gôndolas de águas, bebidas mistas, cervejas, sucos ...

Extra contrata operadores de visual merchandising no Nordeste

Fortaleza, outubro de 2017 – O Extra, bandeira do Grupo GPA, ...

Fernana Takai, Zélia Duncan e Paulo Miklos se apresentam na Caixa Cultural Fortaleza no projeto “Palco Brasil”

Os músicos mostrarão suas trajetórias artísticas, em quatro apresentações cada, ...

Extra comemora aniversário com uma oferta imbatível por dia no aplicativo

Fortaleza, outubro de 2017 – Para celebrar seus 28 anos, ...

Extra realiza festival da cozinha com ofertas e condições de pagamento diferenciadas

Fortaleza, outubro de 2017 – O Extra realiza até o ...

Panettones das redes Extra e Pão de Açúcar deixam as lojas com cheirinho de fim de ano

Primeiras fornadas mostram as novas delícias preparadas para as festividades ...

Funcionamento das lojas Extra e Pão de Açúcar no feriado de 12 de Outubro em Fortaleza

Fortaleza, outubro de 2017 – As 13 lojas Pão de ...

Extra homenageia o Nordeste com Semana Especial de Ofertas

Mais uma vez, o Extra traz uma ação especial para ...