EXPOSIÇÃO A MAGIA DE MIRÓ CHEGA À CAIXA CULTURAL FORTALEZA

A mostra reúne 69 desenhos e gravuras de Joan Miró, um dos maiores ícones da Arte Moderna, e fotografias do pintor espanhol em seu ateliê.

 

caixa-culturalA CAIXA Cultural Fortaleza realiza, entre 29 de abril a 21 de junho, a exposição A Magia de Miró, que reúne os desenhos e gravuras sobre o universo onírico do pintor surrealista Joan Miró, morto em 1983. Serão 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em preto e branco tiradas por Alfredo Melgar – que também responde pela curadoria da exposição – onde Miró aparece como personagem principal.

As ilustrações da mostra correspondem a diferentes épocas, entre 1962 e 1983, e remetem ao processo criativo de Miró, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade e conhecimento. O resultado é o traço colorido e inconfundível do gênio e ícone do surrealismo, que buscava a máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas.

Alguns dos desenhos expostos são esboços ou notas, peças únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida.

Nas fotografias feitas por Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo em Paris, Miró aparece em diversos momentos de criação e de descontração em seu ateliê, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão.A mostra já passou pelasCaixas Culturais de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Chien_1976
Joan Miró: Nascido em Barcelona, em abril de 1893, é um dos mais renomados artistas da história da arte moderna. Miró estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí.Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental.

Alfredo Melgar: Alfredo Melgar Alexandre nasceu em Madri, em 1944. Foi médico e professor da Cruz Vermelha, atuou como voluntário dos campos de refugiados do Oriente Médio e viajou pela América, África, Ásia e Europa trabalhando, alternadamente, como médico e fotógrafo. De volta à Espanha, em 1980, fundou a editora e galeria de arte Alfredo Melgar, produzindo portfólios de pintura, música e poesia. De 2003 a 2008 foi presidente da Associação Espanhola de Gestores do Patrimônio Cultural (AEGPC). Hoje, Melgar vive em Madrid, realizando trabalhos de edição, produção e direção de exposições e eventos culturais.

Serviço:
Exposição: “A Magia de Miró”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Galerias 1 e 2, no 2º andar)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data:29 de abril a 21 de junho de 2015
Horário:de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Serviço de manobrista gratuito no local no dia da abertura
Informações: (85) 3453-2770

A mostra reúne 69 desenhos e gravuras de Joan Miró, um dos maiores ícones da Arte Moderna, e fotografias do pintor espanhol em seu ateliê.   A CAIXA Cultural Fortaleza realiza, entre 29 de abril a 21 de junho, a exposição A Magia de Miró, que reúne os desenhos e gravuras sobre o universo onírico do pintor surrealista Joan Miró, morto em 1983. Serão 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em preto e branco tiradas por Alfredo Melgar – que também responde pela curadoria da exposição – onde Miró aparece como personagem principal. As ilustrações da mostra correspondem…

Visão geral da Avaliação

Avaliação do Usuário: Seja o primeiro a avaliar!
x

Confira outros releases

Extra antecipa ofertas da Black Friday no aplicativo

A rede projeta um crescimento de dois dígitos na comparação ...

Funcionamento das lojas Extra e Pão de Açúcar no feriado da Proclamação da República (15/11)

Fortaleza, novembro de 2017 – As 13 lojas Pão de ...

Festival automotivo do Extra oferece descontos especiais para itens do segmento

Fortaleza, novembro de 2017 – Considerado o maior vendedor de ...

Extra e Pão de Açúcar apostam em crescimento de vendas de bebidas para as comemorações do final do ano

Redes incrementam as gôndolas de águas, bebidas mistas, cervejas, sucos ...

Extra contrata operadores de visual merchandising no Nordeste

Fortaleza, outubro de 2017 – O Extra, bandeira do Grupo GPA, ...

Fernana Takai, Zélia Duncan e Paulo Miklos se apresentam na Caixa Cultural Fortaleza no projeto “Palco Brasil”

Os músicos mostrarão suas trajetórias artísticas, em quatro apresentações cada, ...

Extra comemora aniversário com uma oferta imbatível por dia no aplicativo

Fortaleza, outubro de 2017 – Para celebrar seus 28 anos, ...

Extra realiza festival da cozinha com ofertas e condições de pagamento diferenciadas

Fortaleza, outubro de 2017 – O Extra realiza até o ...

Panettones das redes Extra e Pão de Açúcar deixam as lojas com cheirinho de fim de ano

Primeiras fornadas mostram as novas delícias preparadas para as festividades ...

Funcionamento das lojas Extra e Pão de Açúcar no feriado de 12 de Outubro em Fortaleza

Fortaleza, outubro de 2017 – As 13 lojas Pão de ...