A Pulga do Arquiteto – Créditos Mayara Wui

Espetáculo infantil A Pulga do Arquiteto viaja pelo renascimento com enredo criativo

 

Indicado ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem 2012, o espetáculo faz curta temporada na CAIXA Cultural Fortaleza nos dias 22 e 23 de julho

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 22 e 23 de julho de 2017, o espetáculo infantil A pulga do Arquiteto, da Companhia Linhas Aéreas. Com direção de Débora Dubois, o espetáculo, que tem como tema o Renascimento, promete mostrar como é divertido poder mudar o mundo.

Para a fundadora da Cia. e criadora do espetáculo, Ziza Brisola, “A Pulga do Arquiteto tem uma empatia grande, que funciona tanto para diferentes públicos, quanto idades, por conta de toda parte física e lúdica com forte apelo visual, apresentando cenas em movimento, que é a principal pesquisa de linguagem da companhia”. A peça usa os elementos de circo e dança para ajudar a contar a história de uma outra maneira, no qual o corpo também é o contador.

Por acreditar que o Renascimento é um período fundamental da constituição de nossa cultura, a montagem o homenageia e propõe que seja mais discutido e dividido com todos. “Escolhemos esse período histórico porque, além de sermos fascinados por ele, é uma fonte quase inesgotável de referências visuais e de arte para, assim, instigar idéias e discussões que podem – e devem – sair da sala de teatro e continuar depois, em casa, com os amigos e, principalmente, na escola”, completa Ziza.

Para esse espetáculo, foram usadas referências inspiradas na vida e obra reais do arquiteto Filippo Brunelleschi, que viveu em Florença, na Itália, entre 1377 e 1446.Suas criações e pesquisas feitas para projetar e realizar a construção do Domo da Catedral Santa Maria del Fiori, um marco do início do Renascimento.

Sinopse

A Pulga do Arquiteto conta as peripécias de um menino e uma pulga, numa divertida noite de brincadeiras dentro de um quarto. Pippo, o menino, é muito estudioso e quer ser um inventor; a Pulga aparece quando ele está estudando história e descobre que foram muito duros os tempos no final da Idade Média, quando boa parte da Europa foi destruída pela peste negra – que é transmitida justamente pelas pulgas.

Só que esta Pulga não está querendo destruir nada, muito pelo contrário, está procurando alguém para bolar uma casa para ela. O menino – inspirado pelos estudos sobre o italiano Filippo Brunnelleschi e suas invenções que marcaram o início do Renascimento – assume o papel de arquiteto e sai com a Pulga em direção a Roma, onde as grandes construções  ainda guardam os segredos do Antigo Mundo. Claro que não será fácil chegar lá, e eles precisarão elaborar e realizar muitos projetos para transpor os obstáculos desta jornada que faz alusão a várias passagens do Renascimento, como as Grandes Navegações, a invenção do Veículo Anfíbio e a descoberta da Perspectiva, entre outros.

No final, Pippo e a Pulga descobrirão que tudo é possível se acreditarmos e tivermos a coragem para superar as dificuldades. A Pulga do Arquiteto mostra, antes de mais nada, como é gostoso poder mudar o mundo. Principalmente para melhor. Principalmente se não for sozinho.

Palestra

Além das apresentações, as atrizes Ziza Brisola e Isabela Graeff vão dar uma palestra gratuita no sábado, 22, às 9h. Durante a conversa, irão abordar os temas tanto a partir da pesquisa histórica da peça, como a partir da pesquisa cênica do grupo. Para participar, basta enviar um e-mail para cialinhasaereas@gmail.com, entre os dias 4 e 17 de julho. Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 18/07.  

Cia Linhas Aéreas: A Companhia Linhas Aéreas foi fundada em 1998 e tem como pesquisa, o diálogo entre diferentes discursos artísticos ligados ao movimento expressivo e ao uso do corpo e da imagem como narrativa. Cenicamente, trabalha a junção das linguagens do teatro, do circo e da dança nos mais diferentes graus e contextos.

Nesse período, o grupo já criou e produziu treze espetáculos e recebeu prêmios importantes como Shell de Teatro, Petrobrás Cultural, Fomento ao Teatro, ProAC, Myriam Muniz/Funarte e Fomento à Dança, entre outros.

Entre suas criações, destacam-se os espetáculos Pequeno Sonho em Vermelho (2003), aprovado no Programa Petrobrás de Artes Cênicas, com direção de Francisco Medeiros e Lucienne Guedes e indicado a quatro prêmios shell; Plano B (2000), dirigido por Beth Lopes, premiado no IV Festival de Teatro Físico-Visual da Cultura Inglesa e participou do Fringe Festival de Edimburgo; e Aqui Ninguém é Inocente, direção de Maurício Paroni, resultado do projeto Voltaire de Souza – o intelectual periférico, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

Ficha técnica
Direção:
Débora Dubois/ Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes/ Cenografia e figurinos: Renato Bolelli Rebouças/ Desenho de luz: Mirella Brandi/ Trilha Sonora: Aline Meyer/ Vídeo: Jonas Golfeto/ Intérpretes-criadoras: Ziza Brisola e Isabela Graeff/ Produção Executiva: Hamilton Feltrin

Serviço:

Teatro: A Pulga do Arquiteto
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 22 e 23 de julho de 2017
Horários: sábado, às 15h e 18h | domingo, às 15h
Duração: 50 minutos
Ingressos: R$10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Vendas 2h antes de cada espetáculo
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local

Palestra:

Data: 22 de julho de 2017
Horário: 9h
Inscrições: Pelo e-mail cialinhasaereas@gmail.com, entre os dias 4 e 17 de julho
Mediante lotação do espaço

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE):

Bebel Medal – (85) 99934.0866
bebelmedal@gmail.com
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

Acesse o site www.caixacultural.gov.br

Siga a fanpage: facebook.com/CaixaCulturalFortaleza
Baixe o aplicativo “Caixa Cultural”

  Indicado ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem 2012, o espetáculo faz curta temporada na CAIXA Cultural Fortaleza nos dias 22 e 23 de julho A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 22 e 23 de julho de 2017, o espetáculo infantil A pulga do Arquiteto, da Companhia Linhas Aéreas. Com direção de Débora Dubois, o espetáculo, que tem como tema o Renascimento, promete mostrar como é divertido poder mudar o mundo. Para a fundadora da Cia. e criadora do espetáculo, Ziza Brisola, “A Pulga do Arquiteto tem uma empatia grande, que funciona tanto para diferentes públicos, quanto…

Visão geral da Avaliação

Avaliação do Usuário: Seja o primeiro a avaliar!
x

Confira outros releases

Funcionamento das lojas Extra e Pão de Açúcar no feriado da Proclamação da República (15/11)

Fortaleza, novembro de 2017 – As 13 lojas Pão de ...

Festival automotivo do Extra oferece descontos especiais para itens do segmento

Fortaleza, novembro de 2017 – Considerado o maior vendedor de ...

Extra e Pão de Açúcar apostam em crescimento de vendas de bebidas para as comemorações do final do ano

Redes incrementam as gôndolas de águas, bebidas mistas, cervejas, sucos ...

Extra contrata operadores de visual merchandising no Nordeste

Fortaleza, outubro de 2017 – O Extra, bandeira do Grupo GPA, ...

Fernana Takai, Zélia Duncan e Paulo Miklos se apresentam na Caixa Cultural Fortaleza no projeto “Palco Brasil”

Os músicos mostrarão suas trajetórias artísticas, em quatro apresentações cada, ...

Extra comemora aniversário com uma oferta imbatível por dia no aplicativo

Fortaleza, outubro de 2017 – Para celebrar seus 28 anos, ...

Extra realiza festival da cozinha com ofertas e condições de pagamento diferenciadas

Fortaleza, outubro de 2017 – O Extra realiza até o ...

Panettones das redes Extra e Pão de Açúcar deixam as lojas com cheirinho de fim de ano

Primeiras fornadas mostram as novas delícias preparadas para as festividades ...

Funcionamento das lojas Extra e Pão de Açúcar no feriado de 12 de Outubro em Fortaleza

Fortaleza, outubro de 2017 – As 13 lojas Pão de ...

Extra homenageia o Nordeste com Semana Especial de Ofertas

Mais uma vez, o Extra traz uma ação especial para ...