6º Jeri Eco Cultural

A combinação entre a paisagem da paradisíaca praia de Jericoacoara, grandes atrações artísticas e o envolvimento da comunidade local em atividades sustentáveis, é a essência do Jeri Eco Cultural, que chega à sua sexta edição em 2015.  O 6º JERI ECO CULTURAL acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro. Na programação, oficinas ambientais de horta solidária e sabão ecológico para a comunidade e o show inédito Dancê da cantora Tulipa Ruiz, com abertura da dupla piauiense radicada em Jeri, Luã Passos e Zaqueu Souza.

Tulipa-Ruiz

O projeto JERI ECO CULTURALvisa incentivar a cultura, a economia e a consciência ambiental no Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e vizinhanças, utilizando apresentações musicais como instrumento de sensibilização para valorização do desenvolvimento local e da população brasileira. A realização do evento é do Instituto Vértice, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará,Coca Cola e Expresso Guanabara através da Lei Estadual de Apoio à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Jijoca.

 

OFICINAS AMBIENTAIS PARA COMUNIDADE

Esse ano, o 6º JERI ECO CULTURAL promoverá oficinas de horta solidária e sabão ecológico, em parceria com o projeto Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Fanor, da faculdade Fanor/Devry. Com aulas teóricas e práticas, essas têm por objetivo despertar a consciência ecológica, seja reaproveitando espaços subutilizados para plantação de alimentos sem agrotóxicos ou reutilizando o óleo de cozinha para a fabricação do sabão, estimulando ainda o convívio social, a qualidade de vida e o empreendedorismo.

As oficinas serão realizadas durante a sexta-feira (30), de 8h às 12h e de 14h às 18h, no Espaço Multiuso. É importante ressaltar que todas as ações e atrações do 6º JERI ECO CULTURAL são gratuitas para viabilizar a participação da comunidade e dos visitantes e que, durante o evento, todos serão estimulados a recolherem corretamente seu lixo.

 

SHOW DE TULIPA RUIZ

Em 2015, o JERI ECO CULTURAL retoma suas atividades, trazendo uma atração musical nacional. No sábado (31), Luã Passos e Zaqueu Souza se apresentam às 20h, abrindo para Tulipa Ruiz, que sobe ao palco às 21h com o seu último trabalho,Dancê. Inédito no Ceará, o show é um convite para dançar, do começo ao fim.

Cinco anos depois de estrear no mercado independente com “Efêmera” e seu repertório pop solar, se consolidando como revelação da música brasileira dois anos depois com “Tudo Tanto”, mais na pegada pop rock, a cantora e compositora paulista surpreende e se reinventa com Dancê.  Produzido por Gustavo Ruiz – irmão, guitarrista, parceiro em dez das 11 novas composições e produtor de todos os seus trabalhos -, o repertório de Tulipa continua pop e mantém ecos solares, mas foi feito para dançar. “É um álbum para se deixar levar”, explica o produtor.

A sonoridade está ainda mais encorpada, em faixas com forte presença de metais e sopros, com arranjos de Marcio Arantes e Jacques Mathias. Mas também tem canção para dançar a dois, colado. É uma pista particular para todas as cabeças e gerações. Ao longo de onze faixas, Tulipa versa, como sempre fez, sobre o agora. E o agora de Tulipa Ruiz é atemporal.

Sobre Tulipa Ruiz – Nascida em Santos, criada na mineira São Lourenço e formada em Multimeios na PUC, de São Paulo, Tulipa Ruiz e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção. As referências, entretanto, se espalham por Baby do Brasil, Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias Meredith Monk e Yoko Ono, além de Joni Mitchell.

Ainda garota e já universitária, Tulipa teve algumas experiências musicais por hobby. O “valendo”, porém, veio só em 2009 quando a então redatora e ilustradora se assumiu como cantora e compositora. Os desenhos continuam presentes na carreira: em todos os encartes dos álbuns, em colaborações para o jornal Le Monde Diplomatique Brasil e na marca de roupas Brocal, que ela lançou em 2014 com sua empresária Heloisa Aidar e tem seus desenhos como matéria-prima para estampas.

 

RETROSPETIVA JERI ECO CULTUTAL

De 2008 a 2012, o JERI ECO CULTURAL atingiu um público total de 60 mil pessoas. Entre as atrações que já tocaram na internacionalmente famosa praia de Jericoacoara, figuram: Paulinho Moska, Groovytown, Nando Reis, Chico César, Falcão (O Rappa) e os Loucomotivos, Batucada Elétrica, Céu, Mundo Livre S/A, Banda Eddie, Orquestra Sinfônica de Jijoca, Nigroover, DJ Leo Teruz, Nayra Costa e Criolo.

Vale destacar que nas primeiras edições do projeto, o grande foco foram as capacitações para as artesãs da Associação das Crocheteiras de Jijoca, que realizam importante trabalho artesanal e de geração de renda para os moradores da região. Em 2012, houve uma ampliação dos temas abordados e do público atingindo, com a realização as seguintes oficinas: fábrica de vassouras ecológicas, forno solar, combate às drogas; multi utilidades do lixo.

SERVIÇO – 6º JERI ECO CULTURAL

Dia 30/10 (Sexta-feira) – OFICINAS DE HORTA SOLIDÁRIA E SABÃO ECOLÓGICO

Horário: De 8h às 12h e de 14h às 18h

Local: Espaço Multiuso

GRÁTIS

 

Dia 31/10(Sábado) – SHOW DE TULIPA RUIZ COM ABERTURA DA DUPLA LOCAL LUÃ E ZAQUEU

Horário: A partir das 20h

Local: Espaço Multiuso

GRÁTIS

 

Realização: Instituto Vértice

Patrocínio: Governo do Estado do Ceará, Coca Cola e Expresso Guanabara através da Lei Estadual de Apoio à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Jijoca

 

 

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Divulga Ação – Assessoria de Comunicação

Helena Félix, Ana Peyroton e Isabelle Vieira

(85) 3458.1235 – imprensa@divulgaacao.com

A combinação entre a paisagem da paradisíaca praia de Jericoacoara, grandes atrações artísticas e o envolvimento da comunidade local em atividades sustentáveis, é a essência do Jeri Eco Cultural, que chega à sua sexta edição em 2015.  O 6º JERI ECO CULTURAL acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro. Na programação, oficinas ambientais de horta solidária e sabão ecológico para a comunidade e o show inédito Dancê da cantora Tulipa Ruiz, com abertura da dupla piauiense radicada em Jeri, Luã Passos e Zaqueu Souza. O projeto JERI ECO CULTURALvisa incentivar a cultura, a economia e a consciência ambiental no…

Visão geral da Avaliação

Avaliação do Usuário: Seja o primeiro a avaliar!
x

Confira outros releases

MÔNICA SALMASO FAZ A TURNÊ “CORPO DE BAILE” PELO NORTE E NORDESTE E TEM ÚNICA APRESENTAÇÃO EM FORTALEZA DOMINGO 18 SETEMBRO

Um espetáculo de luxo! Em síntese, é como pode ser ...

DENISE FRAGA É GALILEU GALILEI E ESTARÁ EM FORTALEZA DE 28 A 31 DE JULHO NO TEATRO RIO MAR

No ano em que Brecht completa 60 anos de morte, ...

Ministério da Cultura e RENNER apresentam “O Impecável” com Luiz Fernando Guimarães, no Theatro José de Alencar em Fortaleza, dias 20 e 21 de julho

Um ator, um salão de beleza e oito personagens de ...

“O Impecável” com Luiz Fernando Guimarães, no Theatro José de Alencar em Fortaleza, dias 20 e 21 de julho

Um ator, um salão de beleza e oito personagens de ...

CLARICE FALCÃO LANÇA DISCO “PROBLEMA MEU” EM SHOW EM FORTALEZA

A cantora, compositora, escritora, atriz e roteirista pernambucana Clarice Falcão ...

Maria Gadú apresenta “Guelã” no projeto Pôr da Sol, na Santa Praia

A cantora e compositora Maria Gadú apresenta o show do ...

KAISER RADLER APRESENTA MONOBLOCO NA BARRACA SANTA PRAIA NO DIA 07/11

Uma noite para ninguém ficar parado é o que o ...

Sérgio Mallandro apresenta em Fortaleza o stand up comedy “Sem Censura”

  A Free Lancer Producções traz novamente a Fortaleza o ...

I Festival Santa Tilápia

Proveniente do Rio Nilo, na África, a Tilápia foi introduzida ...

PAULO GUSTAVO APRESENTA “220 VOLTS” NO SIARÁ HALL

  Um dos maiores sucessos da TV paga, “220 volts” ...