ROTA DO CAFÉ VERDE É LANÇADA DURANTE O VIVA GUARÁ 2015

logo

Opção turísticana serra de Baturité do Ceará é voltada para apreciadores de gastronomia, arquitetura, história e meio ambiente

 

A Rota do Café Verde, que consiste em um tour pelos principais pontos de produção do café sustentável da Serra em Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, será lançada durante o Viva Guará 2015, que acontece de 27 a 29 de novembro em Guaramiranga. A rota é uma ação turística do Programa Café Verde, desenvolvido pelo SEBRAE Ceará,que visa ao desenvolvimento sustentável da cafeicultura local.

 

A partir do segundo dia do Viva Guará as visitações da Rota do Café Verde serão disponibilizadas em cinco opções de itinerários. Os participantes poderão optar por saídas a partir de Baturité ou Guaramiranga, realizando o passeio numa tarde ou o Day Tour. Visando ao desenvolvimento do turismo sustentável em toda região, pousadas, hotéis e restaurantes oferecerão preços especiais aos turistas da rota.

 

Nos caminhos e itinerários da Rota do Café Verde,os visitantes poderão conhecer plantações de café em meio a vestígios da Mata Atlântica, assim como os processos de torra e moagem de grãos, circundados pelas belas fachadas originais de casarões centenários, num verdadeiro resgate da história do Ciclo do Café no Maciço de Baturité. Tudo isso entre boas conversas com as antigas famílias produtoras em seus jardins repletos de flores e pássaros, além da oportunidade dedegustardoces de frutas, um tradicional bolo de café, além de conhecer e comprar outros produtos orgânicos da localidade.

 

A rota integra o Programa Café Verde, que o SEBRAE Ceará promove desde 2013 para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura local através de ações que procuram garantir a recuperação e a conservação dos recursos naturais, a valorização da identidade cultural, do patrimônio histórico e de modelos sustentáveis de produção. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida em harmonia e equilíbrio ambiental,contribuindo ainda para o fortalecimento das organizações produtivas em toda a região.

 

Programação Viva Guará 2015

 

Estrategicamenteprogramado para o lançamento da Rota do Café Verde, o Viva Guará inicia no dia 27 de novembro com o III Workshop de Turismo Sustentável, no Hotel Vale das Nuvens em Guaramiranga, a partir das 13h, cujo tema abordado é “Hotelaria Essencial e Sustentável”, tendo participação do Gestor de Qualidade e Sustentabilidade, Rodolfo Oliveira, da Vert Hotéis (MG), que resgatou o conceito de hotel essencial e práticas sustentáveis em sua rede. Na oportunidade, Isabella Ricci – que foi idealizadora da Rota do Ouro em Ouro Preto (MG) e hoje atua como facilitadora da implantação do Fórum de Turismo Sustentável do Maciço de Baturité – também demonstrará como a conservação do ambiente natural, sustentabilidade, gestão responsável e programas turísticos devem estar associados para o desenvolvimento da região.

 

Durante os dias 28 e 29 de novembro, na praça principal de Guaramiranga, grupos de teatro locais recepcionarão os turistas da Rota do Café Verde, que serão recebidos por “personagens” devidamente caracterizados com trajes de época e naambientação de cenas cotidianas, que remetem ao início da produção do café na serra, nos idos do século XIX, convidando a todos para entrarem no clima temático e histórico. No mesmo local, das 19h às 21h, acontecemoficinas temáticas gratuitas. A primeira oficina, ministrada pelobaristaMárcio Costa, fala sobre o produto e dá dicas essenciais, como por exemplo, a forma de extrair do café o seu melhor sabor. A programação segue então, com as oficinas de como elaborar drinks e sobremesas à base de café.

 

O Viva Guaráoferece aindaoutras atividades e atrações diversas para envolver a população e os turistas nesse período, incluindo um festival de gastronomia. Durante o evento, os restaurantesSabor Natural, Basílico, Confraria, La Taberna, Bodega do Astelio, Macário, Café com Flores,Hoffbräuhaus e Studio 70apresentarão menus especiais com paella, frutos do mar, fondue, escargot, massas e risotos, além da culinária regional, prometendovalores promocionais.

 

“A nossa participação no Viva Guará esse ano, evento que promove anualmente uma imersão nas potencialidades da Serra de Baturité para o fomento do Turismo Sustentável, tem como objetivo compartilhar com as comunidades locais e visitantes os resultados das ações de integração e qualificação no setor de produção do café verde, capaz de provocar um impacto ambiental e socioeconômico relevantemente positivo para toda a região”, destaca Fabiana Gizele, articuladora do escritórioregional do SEBRAE Ceará no Maciço de Baturité.

 

PRINCIPAIS PONTOS DA ROTA DO CAFÉ VERDE:

 

MUSEU DE BATURITÉ – RFFSA

O Prédio da antiga Estação Ferroviária de Baturité abriga o Museu Municipal com acervo pertencente aos trens e ao complexo ferroviário e ainda mobiliário e objetos das antigas residências da Região que remontam o contexto histórico social do início do Século XX. Comemorando o lançamento da rota, a Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) também traz uma exposição itinerante do seu Centro Cultural.

 

FAZENDA CARIDADE E OS JESUÍTAS

No local, os visitantes têm a oportunidade de conhecer uma edificação religiosa majestosa com vista panorâmica do Maciço de Baturité, além de avistar a Fazenda Caridade, um verdadeiro cartão postal do plantio do café sombreado. Pela sua importância para a região, esse ganha uma exposição permanente e pode ser adquirido na lojinha do Café do Mosteiro.

 

SÍTIO ÁGUAS FINAS

Onde os visitantes começam, então, a percorrer os cafezais de sombra da Serra. Pela trilha, será revelada toda a história das primeiras mudas que aqui chegaram até seu atual processo de revitalização, além do contato com a fauna e a flora local. No sítio, se produz o Café Guará pelas mãos da tradicional Família Uchôa.

 

SÍTIO SÃO ROQUE

Jardins, pássaros e um casarão autêntico ladeado pela capela em homenagem a São Roque compõem o cenário que os visitantes encontram ao chegar na propriedade São Roque, que data de 1813, e conta ainda com um terreiro – chamado de faxina – onde o café era posto pra secar. Há quase um século no cultivo do café, o proprietário Gerardo Farias, recebe os visitantes contando sua jornada na preservação do meio ambiente com centenas de pés de café em meio às ingazeiras. Um dos talentos do São Roque é Marcinha, craque nos doces mexidos no tacho mexido e no fogão à lenha, feitos com as frutas do sítio.

 

SÍTIO FLORESTA

No Floresta, o passeio irá mostrar todas as etapas do processo de beneficiamento do café de sombra. Desde o banco de mudas, passando pela piladeira até a torra de grãos. O sítio produz uma linha de produtos naturais, É jóia, derivados do café e da banana. O anfitrião é o proprietário João Caracas, que também é de família tradicional e entende tudo de café.

 

SÍTIO SÃO LUIS

Erguido pelas mãos de arquitetos holandeses, o casarão se tornou exemplar único na região com suas arcadas imponentes que guardam toda história das famílias pioneiras do cultivo do café. É cercado por uma mata sem igual numa paisagem que já foi cenário de vários filmes. Portas, azulejos, pinturas, móveis e uma cozinha que remontam os tempos áureos do Ciclo do Café. A proprietária Cláudia Góes revela essa trajetória e convida os visitantes para provar do famoso bolo de café, de receita centenária.

 

SERVIÇO

VIVA GUARÁ 2015

Dias: De 27 a 29/11

Local: Guaramiranga

Workshop: Inscrições gratuitas. 50 vagas.

Infos: (85) 3347.1570

 

ROTA DO CAFÉ VERDE NO VIVA GUARÁ

Dias: 28 e 29 de novembro 2015

Horários: Meio período ou Day Tour

Saída em Baturité ou Guaramiranga

Grátis*

Infos: (85) 3347.1570/ https://www.facebook.com/cafeverdedoceara

* A rota será franqueada durante o lançamento, somente serão cobrados serviços opcionais. Após o período, os valores para Meio período é de R$ 40 e de R$ 60 para o Day Tour.

 

 

Informações para a imprensa:

Divulga Ação Assessoria de Comunicação

Helena Félix, Kiko Bloc-Boris, Isabelle Vieira e Ana Peyroton

(85) 3458.1235 | (85) 99821.9001

imprensa@divulgaacao.com

 

Opção turísticana serra de Baturité do Ceará é voltada para apreciadores de gastronomia, arquitetura, história e meio ambiente   A Rota do Café Verde, que consiste em um tour pelos principais pontos de produção do café sustentável da Serra em Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, será lançada durante o Viva Guará 2015, que acontece de 27 a 29 de novembro em Guaramiranga. A rota é uma ação turística do Programa Café Verde, desenvolvido pelo SEBRAE Ceará,que visa ao desenvolvimento sustentável da cafeicultura local.   A partir do segundo dia do Viva Guará as visitações da Rota do Café Verde serão…

Review Overview

User Rating: 4.9 ( 1 votes)