Música, teatro, cinema e dança movimentam o “Sobral Cidade das Artes” durante esta semana

Diversas atrações promovidas pelo projeto ocupam espaços da cidade gratuitamente. As inscrições para os cursos técnicos de roadie, áudio e iluminação, assessoria de imprensa, redes sociais e oficinas participativas continuam abertas até o dia 6 de outubro. Sobral Cidade das Artes segue até dezembro, mas iniciou no dia 22 de setembro e já é um grande sucesso!

 As artes continuam ocupando Sobral durante os próximos dias. De segunda (26/9) a sexta (30/9), atividades de música, dança, cinema e teatro acontecem gratuitamente. Série de eventos integra o “Sobral Cidade das Artes” – projeto implantado através de parceria entre Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e Instituto Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes (Ecoa). Os eventos acontecem no Teatro São João, no Cine Falb Rangel, na Praça São João e no Largo das Dores.

Segunda, 26, e terça, 27, o Teatro São João comemora os 136 anos de existência e, para comemorar a data, terá apresentações do Grupo 4 Portas na Mesa e do Coletivo As Travestidas. Já na quarta-feira, 28, é dia de assistir Cine Holliúdy em sessão especial, às 20 horas, no Cine Falb Rangel. Na quinta-feira, 29, a música ganha espaço com apresentações do Grupo Receita de Choro, de Freud Explica e do grupo Os Transacionais. Também na quinta-feira, Felipe Castro apresenta a montagem É cor de laranja. A semana ainda terá o espetáculo Os Deslimites da Palavra, da Companhia Primeiro Ato, com sessão especial na sexta-feira, 30, às 20 horas, na Ecoa. No mesmo dia, o Largo das Dores recebe, a partir das 21 horas, shows de Edu Asaf e Lorena Nunes.

Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto. Até o fim do ano, acontece uma série de programações culturais. Artistas locais e de todo o Vale do Acaraú assumem o papel de protagonistas no intercâmbio de ideias e apresentações previstas. Pelos próximos meses, “Sobral Cidade das Artes” é ancoradouro de toda a efervescência cultural da região. E, ainda, parada obrigatória para festivais aclamados – como a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil, a Bienal Internacional de Dança e o Festival Concreto – que conquistarão espaço no município durante os próximos meses.

Além das programações culturais, será ofertada gratuitamente uma diversificada grade de cursos técnicos, laboratórios de criação, oficinas livres, intercâmbios e experimentações estéticas. O intuito é ampliar conhecimentos, aperfeiçoar habilidades e fomentar talentos. As inscrições para os cinco primeiros cursos podem ser realizadas, até o dia 06 de outubro, na sede da Ecoa ou pelo endereço eletrônico: www.cidadedasartes.org.br.

 

PROGRAMAÇÃO

(de 26 a 30 de setembro)

 

DIA 26 (Segunda)

Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h

–  Premiação dos Vencedores do IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral

–  Grupo 4 Portas na Mesa – À Deriva… Leitura livre do texto “Em Pleno Mar” de Slawomir Mirozek

 

DIA 27 (Terça)

Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 20h

–   (Teatro) Coletivo As Travestidas – Cabaré das Travestidas

 

DIA 28 (Quarta)

Cine Falb Rangel – 20h

–  Exibição do filme Cine Holliúdy

 

DIA 29 (Quinta)

Praça São João – 19h

–  (Instrumental) Grupo Receita de Choro

ECOA – 20h

–  (Dança) Felipe Castro – É cor de laranja

Largo das Dores – 21h

–  (Música) Freud Explica

–  (Música) Os Transacionais tocam Mutantes e Novos Baianos

 

DIA 30 (Sexta)

ECOA – 20h

–  (Teatro) Companhia Primeiro Ato – Os Deslimites da Palavra

Largo das Dores – 21h

–  Edu Asaf – Pré-lançamento do disco Estelar

–  Lorena Nunes – Ouvi Dizer que Lá Faz Sol

 

CURSOS

 1) Curso Áudio e Iluminação: cursos LABTEC, que fazem parte do Percurso Produção e Técnica, ofertam programas de formação técnica e profissionalizante para as artes, gestão e produção cultural em parceria com o Instituto de Artes e Técnica em Comunicação – IATEC. As aulas serão na Ecoa, de 10 de outubro a 15 de dezembro, nos seguintes horários: Percurso áudio: 08h às 12h30 e Percurso Iluminação: 14h às 18h.

 2) Curso Livre de Roadie: curso será realizado no Ecoa e no Anfiteatro Largo das Dores nos dias 13 e 14 de outubro. Os horários são diferenciados: dia 13, das 13h às 17h e das 18h às 20h. No dia 14, as aulas serão das 14h às 18h e das 19h às 23h.

3) Assessoria de Imprensa: breve formação para qualificar a comunicação utilizada pelos comunicadores locais nas divulgações de seus trabalhos. O curso acontece no CED – Centro de Educação à Distância de Sobral, de 13 a 15 de outubro. Na quinta e sexta (13 e 14) as aulas ocorrem das 14h às 18h e, no sábado (15), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

 4) Redes Sociais e Planejamento de Comunicação para Mídias Digitais: este curso será realizado também no CED – Centro de Educação à Distância de Sobral e tem a mesma proposta de aumentar a qualidade da divulgação de seus trabalhos. As aulas ocorrem de 20 a 22 de outubro, sendo que quinta e sexta (20 e 21) será das 14h às 18h e, no sábado (22), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

 5) Oficina Participativa na Estação da Juventude: este curso contará com um mix de artistas/oficineiros e população, envolvendo profissionais como soldadores, marceneiros, pedreiros e demais pessoas residentes na área da Estação da Juventude – Recanto. A oficina será realizada entre os dias 18 e 23 de outubro e as ações a serem desenvolvidas são construção criativa de playground (horizontal, brinquedos e jogos); hortas e jardins verticais; murais (fachada estação, laterias e espaços da praça); pintura caixa d’água e sombreiros.

 

Serviço:

OFICINAS DE FORMAÇÃO – INSCRIÇÕES

Período: até 06 de outubro

Locais: on-line: www.cidadedasartes.org.br e presencial na Ecoa (88) 3111-0257

 Mais informações: www.cidadedasartes.org.br

Facebook: www.facebook.com/cidadedasartesce

Instagram: @cidadedasartesce

Diversas atrações promovidas pelo projeto ocupam espaços da cidade gratuitamente. As inscrições para os cursos técnicos de roadie, áudio e iluminação, assessoria de imprensa, redes sociais e oficinas participativas continuam abertas até o dia 6 de outubro. Sobral Cidade das Artes segue até dezembro, mas iniciou no dia 22 de setembro e já é um grande sucesso!  As artes continuam ocupando Sobral durante os próximos dias. De segunda (26/9) a sexta (30/9), atividades de música, dança, cinema e teatro acontecem gratuitamente. Série de eventos integra o “Sobral Cidade das Artes” - projeto implantado através de parceria entre Instituto Dragão do…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
x

Check Also

Sobral Cidade das Artes lança nova programação e promete movimentar ainda mais o circuito cultural da cidade neste fim de ano

Com atividades culturais gratuitas de terça a domingo, o Sobral ...

Sobral Cidade das Artes – Programação Semanal de 25 a 30 de outubro

O Sobral Cidade das Artes, que oferece programação cultural fixa ...

“Sobral Cidade das Artes” lança nesta terça (11/10) nova programação cultural com presença marcante de artistas locais e dará início aos cursos de formação

A nova programação do Sobral Cidade das Artes contará com ...

“Sobral Cidade das Artes” será lançado nesta quinta (22/9) com programação cultural intensa e diversos cursos técnicos de formação

De 22 a 30/9 serão mais de 30 atrações de ...

Instituto Dragão do Mar lança Chamada Pública para a 1ª edição do projeto Cidade das Artes, realizado em Sobral

Artistas, grupos artísticos, brincantes, produtores, pesquisadores e agentes culturais de ...