_MG_9635

A sétima unidade da empresa no Ceará inaugurada nesta sexta-feira e recebeu investimentos de R$ 30 milhões

O Assaí Atacadista inaugura sua sétima loja no Ceará, na cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, considerada o maior polo industrial do Estado, um dos fatores preponderantes na escolha da cidade para o investimento da rede atacadista. A loja recebeu investimentos de R$ 30 milhões e está localizada na Av. Dr. Mendel Steinbruch, S/N, com a Av. de Contorno, contando com 11,6 mil m² de área construída, dos quais 5 mil m² são de área de vendas, 22 checkouts e 286 vagas de estacionamento. A loja vai funcionar de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 7h às 17h.

 

O Ranking ABAD/Nielsen 2015, pesquisa anual do setor atacadista distribuidor, apontou crescimento real de 0,9% (7,3% nominal) do segmento, com faturamento de R$ 211,8 bilhões em 2014. Mais do que o bom desempenho, que ficou acima do PIB nacional, o estudo mostra que as oportunidades de negócios continuam a surgir, principalmente no Nordeste, onde o varejo de vizinhança, principal cliente do setor, se destaca. Por isso, essa é uma das principais regiões brasileiras escolhidas para a expansão do Assaí. “Estamos em um processo muito intenso de expansão. Desde 2013 inauguramos 30 novas lojas e o Nordeste é, sem dúvida, um dos nossos grandes focos. Por isso, chegamos a Maracanaú com o objetivo de ser uma alternativa econômica para as compras em grandes volumes, tanto para o cliente que precisa abastecer o seu estabelecimento, quanto para o consumidor final, que busca economizar nas compras do mês. No final da conta, comprar no Assaí Atacadista pode ser de 15% a 25% mais barato do que no varejo tradicional”, explica Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista.

 

Além disso, a inauguração do Assaí Maracanaú contribuirá com o fomento à economia de toda a região com a geração de oportunidades de emprego e carreira. Inicialmente foram gerados 470 novos empregos, sendo 235 diretos e 235 indiretos. A loja tem como público o pequeno e médio comerciante, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias, tapioqueiros e quiosques) e utilizadores (igrejas, escolas, quarteis). O formato de atacado de autosserviço tem atraído também o consumidor final que descobriu nesse modelo uma forma de economizar com as compras de grandes volumes. A nova unidade também deverá atender comerciantes e moradores de municípios vizinhos, como Pacatuba, Guaiúba, Maranguape, Itaitinga e até mesmo as cidades do Maciço de Baturité, atingindo um público direto de cerca de 500 mil habitantes.

 

Serviços

 

O Assaí Maracanaú oferece cerca de sete mil itens entre mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas, limpeza e hortifruti, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas.

 

Um dos principais diferenciais da rede é a política de dois preços. Isso quer dizer que a partir de uma pequena quantidade de um determinado produto do mesmo sabor, fragrância ou tipo, já é possível pagar o valor de atacado e economizar. O consumidor não precisa comprar uma caixa de um produto para conseguir valores mais competitivos. A partir de pequenas quantidades isso já é possível. A rede também oferece formas de pagamento adequadas e variadas – entre os players do setor, é o que oferece uma maior gama de formas de pagamento, entre eles dinheiro, cheque, cartão de débito e crédito de todas as bandeiras e cartões alimentação.

 

Desde 2012, a rede também se remodelou para melhorar o seu atendimento. Uma das mudanças mais percebidas é o aumento da área de estocagem na loja, com a elevação do pé direito e metragem das unidades fazendo com que os produtos possam ser armazenados no ponto de venda ao mesmo tempo em que facilita a operação de reposição e giro dos estoques. Outra mudança relevante na reestruturação do Assaí diz respeito ao sortimento de produtos que foi renovado em cerca de 30% para oferecer mais variedade.

 

Sustentabilidade

 

Uma das propostas do Assaí Atacadista é ser um agente transformador da cadeia de valor de pequenos e médios comerciantes, através da conscientização e contribuição nas práticas sustentáveis. Por isso, a loja conta com tecnologias e padrão de construção que busca a melhor utilização dos recursos naturais, com redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água.

 

As ilhas refrigeradas, por exemplo, possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos e promovendo um maior aproveitamento do equipamento, o que reduz o consumo de energia. A iluminação tem cobertura com zenitais e a fachada é de vidro, para proporcionar maior iluminação natural durante o dia, diminuindo a utilização das lâmpadas. Além disso, a nova unidade de Maracanaú possui um programa de coleta de pilhas e baterias. Neste projeto, presente em todas as lojas da rede desde 2011, as unidades coletam e dão a correta destinação para esse tipo de resíduo. Todas as lojas possuem coletores específicos, onde os clientes podem fazer o descarte dos materiais.

 

Em sua política de uso racional das sacolas plásticas, a rede Assaí Atacadista oferece três maneiras para o transporte de mercadorias: sacolas retornáveis (ecobags), caixas de papelão, distribuídas gratuitamente, e sacolas plásticas comercializadas a R$ 0,20. Toda a receita líquida obtida com a comercialização de sacolas plásticas será revertida para a AACD.

 

Movimento #vamojunto

 

O Assaí Atacadista é uma das empresas que fazem parte do movimento #vamojunto, ação nacional que reúne todas as empresas e marcas do GPA para promover ações que possibilitem aos clientes manter o que conquistaram nos últimos anos. Dessa forma, a empresa de atacado se une às demais bandeiras do GPA para oferecer os melhores preços, promoções e serviços não só para períodos sazonais, como as festas de final de ano, mas também em momentos em que o movimento puder contribuir e fazer diferença. Para mais informações sobre o #vamojunto, acesse www.vamojunto.com.br.

 

 

Sobre o Assaí Atacadista

 

O Assaí Atacadista possui 93 unidades em 13 estados (AL, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2014, a rede inaugurou nove novas unidades no Brasil e presença em quatro regiões do País. A rede fechou 2014 com vendas brutas de R$ 9 bilhões, expansão de 32,7% em relação ao ano anterior.