Tilápia

I Festival Santa Tilápia

Tilápia

Tilápia

Coxinha_Tilapia_Defumada

Coxinha_Tilapia_Defumad

Proveniente do Rio Nilo, na África, a Tilápia foi introduzida no Brasil na década de 70 e hoje é um dos peixes mais cultivados em viveiros em todo o país, sendo o Ceará um dos seus maiores produtores. De carne branca e nutritiva, vai bem com tudo, frequentando diferentes mesas com as mais saborosas receitas e acompanhamentos. Para mostrar a sua versatilidade, o I Festival Santa Tilápia está marcado para o dia 02 de outubro na Barraca Santa Praia, das 17h às 23h, e tem a realização da agência de eventos Pensando Fora da Caixa em parceria com a Free Lancer Producções.

O I Festival Santa Tilápia será voltado para todos os públicos. Além de mini degustação de pratos elaborados por chefs cearenses, os convidados poderão conferir produtos feitos com o peixe em toda a sua cadeia produtiva e apreciar desfile apresentando as últimas tendências da moda praia com o uso de acessórios e outros itens artesanais feitos com couro de tilápia. A animação do Festival ficará por conta do DJ Cau Borges e da banda cover dos Beatles, Rubber Soul, garantindo música de qualidade durante todo o evento.

O I Festival Santa Tilápia tem patrocínio da Cagece e da Associação Cearense de Aquicultores (ACEAQ) com apoio da cerveja Sol Premium, da Bomar e das prefeituras de Pentecostes e Jaguaribara.

Gastronomia

O I Festival Santa Tilápia contará com o cardápio assinado pelo restaurante Sobreiro, consagrado como o melhor restaurante de comida portuguesa do Ceará pelo Guia 4 Rodas e Michelin. Serão três pratos com texturas, sabores e apresentações completamente distintas, para dar uma breve ideia das múltiplas possibilidades da tilápia.

Sashimi_Tilápia

Sashimi_Tilápia

O chef Élcio Nagano também participa, representando a Bomar Pescados, e irá preparar dois pratos para degustação dos convidados em diferentes e saborosas apresentações: sashimi e filé empanado na farinha Panko. Já a chef Regina Mendonça fará uma participação especial com deliciosas coxinhas de tilápia defumada. Outra novidade do Festival são os pães artesanais de tilápia da Rosmarino Pães. A Prefeitura de Pentecontes servirá ceviches preparados pelos instrutores do  Centro de Pesquisas da cidade.

 

 Artesanato e Moda

Os produtores terão espaço reservado para exibir artigos feitos com a tilápia em toda a sua cadeia produtiva, com destaque para o artesanato produzido por Dodó, de Jaguaribara. O público poderá ainda desfrutar e conhecer a riqueza das peças feitas com o couro da tilápia. Um desfile da marca Líquido Moda Praia e Fitness apresentará as últimas tendências da moda praia com o uso de acessórios e outros itens artesanais feitos com couro de tilápia e assinados pelo designer Cássio Caldas.

Palestra

Manuel Furtado Neto, Ph.D em Biologia Marinha, ex-diretor do Instituto de Ciências do Mar – Labomar da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor do curso de Engenharia de Pesca da UFC, foi convidado para falar sobre “A História da Tilápia no Ceará”. Na ocasião, será apresentado o case do uso da tilápia pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em programa oficial de produção de alevinos para peixamento dos reservatórios públicos da região Nordeste.

A Tilápia

Proveniente do Rio Nilo, na África, a tilápia foi introduzida no Brasil na década de 70 e hoje, junto à carpa, é um dos peixes mais cultivados em viveiros em todo o país, sendo o Ceará um dos seus maiores produtores. O peixe é muito versátil e, além da carne, é possível aproveitar também o couro para a produção de calçados e roupas, oferecendo peças com beleza única, alta resistência, flexibilidade e propriedades térmicas.

 

Serviço

I Festival Santa Tilápia

Av. Zezé Diogo, 3345 – Barraca Santa Praia

Data: 02 de outubro (sexta-feira), das 17 às 23h.

Valor: R$ 32,00

Vendas antecipadas: Barraca Santa Praia e quiosque da Bilheteria Virtual do Shopping Del Paseo, 3º Piso.

Informações: (85) 3261.0665

Relacionamento com a Imprensa:

Divulga Ação – Assessoria de Comunicação

Helena Félix, Isabelle Vieira e Ana Peyroton

85 3458.1235 – imprensa@divulgaacao.com

 

Proveniente do Rio Nilo, na África, a Tilápia foi introduzida no Brasil na década de 70 e hoje é um dos peixes mais cultivados em viveiros em todo o país, sendo o Ceará um dos seus maiores produtores. De carne branca e nutritiva, vai bem com tudo, frequentando diferentes mesas com as mais saborosas receitas e acompanhamentos. Para mostrar a sua versatilidade, o I Festival Santa Tilápia está marcado para o dia 02 de outubro na Barraca Santa Praia, das 17h às 23h, e tem a realização da agência de…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
x

Check Also

MÔNICA SALMASO FAZ A TURNÊ “CORPO DE BAILE” PELO NORTE E NORDESTE E TEM ÚNICA APRESENTAÇÃO EM FORTALEZA DOMINGO 18 SETEMBRO

Um espetáculo de luxo! Em síntese, é como pode ser ...

DENISE FRAGA É GALILEU GALILEI E ESTARÁ EM FORTALEZA DE 28 A 31 DE JULHO NO TEATRO RIO MAR

No ano em que Brecht completa 60 anos de morte, ...

Ministério da Cultura e RENNER apresentam “O Impecável” com Luiz Fernando Guimarães, no Theatro José de Alencar em Fortaleza, dias 20 e 21 de julho

Um ator, um salão de beleza e oito personagens de ...

“O Impecável” com Luiz Fernando Guimarães, no Theatro José de Alencar em Fortaleza, dias 20 e 21 de julho

Um ator, um salão de beleza e oito personagens de ...

CLARICE FALCÃO LANÇA DISCO “PROBLEMA MEU” EM SHOW EM FORTALEZA

A cantora, compositora, escritora, atriz e roteirista pernambucana Clarice Falcão ...

Maria Gadú apresenta “Guelã” no projeto Pôr da Sol, na Santa Praia

A cantora e compositora Maria Gadú apresenta o show do ...

KAISER RADLER APRESENTA MONOBLOCO NA BARRACA SANTA PRAIA NO DIA 07/11

Uma noite para ninguém ficar parado é o que o ...

Sérgio Mallandro apresenta em Fortaleza o stand up comedy “Sem Censura”

  A Free Lancer Producções traz novamente a Fortaleza o ...

6º Jeri Eco Cultural

A combinação entre a paisagem da paradisíaca praia de Jericoacoara, ...

PAULO GUSTAVO APRESENTA “220 VOLTS” NO SIARÁ HALL

  Um dos maiores sucessos da TV paga, “220 volts” ...